O Product Placement em filmes e programas de TV é muitas vezes visto como uma intervenção desnecessária e artificial de uma marca bem durante um momento de entretenimento do público. E, na maioria das vezes, se trata exatamente disso. Mas, quando bem feito, o Product Placement se transforma em uma boa estratégia de comunicação e consegue fazer parte da história de uma maneira natural e coerente.

Um dos grandes exemplos de Product Placement bem feito é o filme Náufrago, estrelado por Tom Hanks. O filme conta a história de um homem que acaba perdido em uma ilha deserta e seu único amigo é uma bola da marca Wilson, fazendo com que a marca se transformasse em um dos personagens do filme. Além disso, o protagonista trabalha como inspetor da Federal Express (FedEx) e é visto carregando pacotes de encomenda de sua empresa em algumas cenas.

Outro filme estrelado por Tom Hanks também se destaca nesse quesito. Em Forrest Gump, o protagonista aparece utilizando camisas e tênis da Nike. A marca já aparece na cena inicial do filme, onde uma pena vai sobrevoando a cidade até cair no tênis Nike de Forrest, que aparece em close na tela.

No cinema brasileiro também temos alguns exemplos. Em Casseta & Planeta: A Taça do Mundo é Nossa, é visto um Polo, carro da Volkswagen. O problema é que o carro possui um modelo bem avançado para a época em que se passa o filme: anos 70. No final, há uma cena onde os protagonistas se reúnem em um suposto debate sobre o filme e tiram dúvidas da platéia, fazendo piada dessa situação e elogiando o Polo por ter um design avançado e moderno demais para a época.

Outra cena clássica acontece em Se Eu Fosse Você. No filme, o casal protagonista troca de corpos. Preso no corpo de uma mulher e não estando acostumado à essa vida, o marido liga para sua esposa que, no meio de uma reunião da empresa, tem que dar as instruções detalhadas de como se usa um OB, enquanto todos os outros presentes se entreolham estranhando a situação.

Conhece mais algum bom exemplo de Product Placement? Envie para o nosso blog ou para nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/nucleomktuff).

por André Soares.


0 comentários:

Postar um comentário