O que é Planejamento de Marketing?






Antes de entrarmos nas definições de Planejamento de Marketing, é válido definirmos o que seria o conceito de Marketing. Dentre as várias definições existentes, ficaremos com a mais aceita pelos estudiosos da área e pelo mercado: “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. (KOTLER, 1998, p.27). Apesar dessa ser, possivelmente, a melhor definição sobre o tema, ela ainda é bastante abstrata, já que o Marketing é uma área do conhecimento que pode se subdividir em inúmeros temas.

Partindo agora para a questão central, veremos o que é um Planejamento de Marketing. Apesar desse nome, não deve-se confundir esse conceito com o de Planejamento. O Planejamento de Campanha, por exemplo, é um processo mais pontual do que um planejamento de Marketing.

Vamos começar com uma definição de Lãs Casas (2001). Segundo ele “o plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico geral da empresa”. Em outras palavras, o planejamento de marketing organiza e detalha todas as informações em relação aos objetivos, prazos e recursos de marketing que a empresa possui e/ou pretende aplicar. Ele serve como “um mapa” para guiar as ações de uma empresa.

Alguns elementos são essenciais para um planejamento de marketing, como pesquisa de mercado, análise SWOT, etc. Todos esses conceitos serão explicados e debatidos em futuros 


por Lucas Bastos

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