Antes de entrarmos nas definições de Planejamento de Marketing, é válido
definirmos o que seria o conceito de Marketing. Dentre as várias definições
existentes, ficaremos com a mais aceita pelos estudiosos da área e pelo
mercado: “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e
grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de
produtos de valor com outros”. (KOTLER, 1998, p.27).
Apesar dessa ser, possivelmente, a melhor definição sobre o tema, ela ainda é
bastante abstrata, já que o Marketing é uma área do conhecimento que pode se
subdividir em inúmeros temas.
Partindo agora para a questão
central, veremos o que é um Planejamento de Marketing. Apesar desse nome, não
deve-se confundir esse conceito com o de Planejamento. O Planejamento de
Campanha, por exemplo, é um processo mais pontual do que um planejamento de
Marketing.
Vamos começar com uma definição de Lãs
Casas (2001). Segundo ele “o plano de marketing estabelece objetivos, metas e estratégias
do composto de marketing em sintonia com o plano estratégico geral da empresa”.
Em outras palavras, o planejamento
de marketing organiza e detalha todas as informações em
relação aos objetivos, prazos e recursos de marketing que a empresa possui e/ou
pretende aplicar. Ele serve como “um mapa” para guiar as ações de uma empresa.
Alguns elementos são essenciais para um planejamento de marketing, como pesquisa de mercado, análise SWOT, etc. Todos esses conceitos serão explicados e debatidos em futuros
por Lucas Bastos
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