A cada ano os clubes de futebol se preocupam mais com a importância
dada ao Marketing. Até porque, está ficando claro que o número de torcedores e
o nível de empolgação desses refletem diretamente nas receitas geradas pelo
clube. Entretanto, essas ações que visam se aproximar do torcedor se tornam
mais interessantes quando são usadas também em prol de uma causa nobre, como, por
exemplo, a doação de sangue.
O Vitória lançou em junho de 2012, em parceria com o Hemoba,
uma campanha que tirou todo o vermelho da camisa do clube. E só voltaria ao
normal de acordo com o número de doações de sangue no estado. A campanha
realizada com um custo relativamente baixo começou com um teaser, “Hoje, o
Vitória vai entrar em campo como nunca. Mas vai dar o sangue como sempre.”,
lançado um pouco antes da partida com o Avaí. Em seguida um vídeo emocionante
com a narração do ator rubro-negro Wagner Moura ganhou as mídias, gerando uma
mobilização popular em prol da campanha.
O resultado foi um aumento de 46% nas doações de sangue, um
número bem superior aos 25% esperados. Além disso, o valor de mídia espontânea também
superou as expectativas, sendo notícia em jornais espalhados por todo o mundo.
Tamanho foi o resultado que o jogo Pro Evolution Soccer 2012 lançou
atualizações com o uniforme sem o vermelho. E a Penalty, devido à demanda,
começou a produzir camisas da campanha para serem comercializadas.
Contudo, o Vitória deu um exemplo criativo de como é possível atrelar Marketing Esportivo à Marketing Social. Gerando não só um ganho de marca para o clube, mas também uma mobilização popular em prol da causa defendida.
Por Gabriel Faza
Por Gabriel Faza
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