O que é Marketing Digital?



Marketing digital não é algo complicado de se entender, mas também é algo que não pode ser simplificado demais.


O Marketing tradicional conseguiu, através dos anos, a glória. Suas estratégias mercadológicas, seus 4 P's e todo o seu aparato teórico e prático conseguiu se firmar como algo que pode decidir se uma empresa vai ter o lucro triplicado ou vai à falência. Mas chegaram novos tempos, novas tecnologias e novas demandas. A internet, os smartphones, as redes sociais... E o Marketing Tradicional, ao ser simplesmente aplicado da mesma forma que era há 10 anos atrás neste contexto, acabou se tornando incompleto.

Surgiu a necessidade de se adaptar o Marketing Tradicional a um novo contexto, mais digital. Assim, desde o início da internet até os tempos atuais, de Web 2.0, muitas estratégias surgiram para comercializar produtos, conquistar novos clientes e fortalecer marcas, potencializando o marketing offline através do online.

Várias dessas táticas e ferramentas serão trabalhadas aqui no blog. Desde a mais básica e famosa, o e-mail marketing, , até os virais, ferramentas de busca, podcasts, e-commerce, blogs corporativos e afins. Post a post, conheceremos mais sobre cada uma e sobre como usá-las.

Mas é bom ressaltar algo: Marketing digital não é algo iniciado do zero, totalmente novo. Nada mais é do que uma adaptação das estratégias de marketing que todos já conhecem, só que com uma nova roupagem. Ainda é preciso definir público alvo, ter um plano de comunicação, uma estratégia de marca e todo um planejamento. É muito além do que simplesmente criar uma página no facebook sobre sua empresa; é fazer com que essa página se destaque e consiga não só chegar, mas passar a mensagem correta para os seus consumidores.

Por Spartakus Santiago

0 comentários:

Postar um comentário