Greenwashing ou "brilho
verde" é o nome dado para ações “maquiadas” de marketing verde, ou seja,
onde o termo é utilizado de forma a posicionar a empresa como ambientalmente
responsável junto ao seu público-alvo e também para manipular a opinião pública
de forma enganosa apenas para aumentar os lucros ou ganhar apoio político, pois
a postura da empresa não é coerente com as diretrizes de uma empresa verde.
Essas empresas tentam
iludir os consumidores com os apelos da embalagem dos seus produtos.
Pesquisas indicam que o Brasil
é o país que apresenta menos greenwashing em suas embalagens, e dentre as que
utilizam pelo menos um
apelo ecológico são do segmento de cosméticos e higiene pessoal.
Para reduzir o impacto de
greenwashing, existe atualmente denúncias de ações realizadas por organizações
e até pessoas, expondo ao público para que o mesmo avalie. Algumas organizações
como Market
Analysis, EnviroMedia Social Marketing , Greenpeace, Greenwashing blogs são alguns
exemplos.
Segundo a Market Analysis os critérios para
avaliar os apelos ecológicos nas embalagens são dispostos em sete categorias, ditos
“os sete pecados nas embalagens”, são:
1.Custo
ambiental camuflado: se refere aos rótulos que destacam uma
qualidade ambiental do produto para camuflar outras características
insustentáveis que, juntas, têm um custo ambiental muito maior;
2.Falta de prova: analisa as declarações
vagas nas embalagens dos produtos, como “ambientalmente correto”, que não
especificam os fatos em que são baseadas;
3.Incerteza: se refere a
expressões que provocam dúvida no consumidor, como o termo “material
reciclado”, que não indica, exatamente, a porcentagem do produto que foi feita
do reaproveitamento de materiais;
4.Culto a falsos
rótulos:
condena as embalagens que, a partir de palavras ou imagens, querem passar a
falsa ideia de endosso de entidades de renome, como a FSC;
5.Irrelevância: se refere aos
rótulos de produtos que indicam uma qualidade que, na verdade, possui benefício
ambiental quase nulo;
6.Mentira: indica embalagens
que contém declarações totalmente falsas e
7.Menos pior: se refere a
produtos que, por mais que tenham qualidades ambientais, só trazem malefícios
para o consumidor e para o meio ambiente, como o cigarro orgânico.
No Brasil, o “pecado”
mais presente nos rótulos dos produtos é o da Incerteza enquanto, nos demais países, o
pecado do Custo
ambiental camuflado é mais frequente.
Fontes: Mônica Nunes e Débora Spitzcovsky. Planeta Sustentável Abril.
Fontes: Mônica Nunes e Débora Spitzcovsky. Planeta Sustentável Abril.
Profª. Drª. Arlete Eni Granero
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