O que é Greenwashing?



Greenwashing ou "brilho verde" é o nome dado para ações “maquiadas” de marketing verde, ou seja, onde o termo é utilizado de forma a posicionar a empresa como ambientalmente responsável junto ao seu público-alvo e também para manipular a opinião pública de forma enganosa apenas para aumentar os lucros ou ganhar apoio político, pois a postura da empresa não é coerente com as diretrizes de uma empresa verde.
Essas empresas tentam iludir os consumidores com os apelos da embalagem dos seus produtos.
Pesquisas indicam que o Brasil é o país que apresenta menos greenwashing em suas embalagens, e dentre as que utilizam pelo menos um apelo ecológico são do segmento de cosméticos e higiene pessoal. 
Para reduzir o impacto de greenwashing, existe atualmente denúncias de ações realizadas por organizações e até pessoas, expondo ao público para que o mesmo avalie. Algumas organizações como Market Analysis, EnviroMedia Social Marketing , Greenpeace, Greenwashing blogs são alguns exemplos.
Segundo a Market Analysis os critérios para avaliar os apelos ecológicos nas embalagens são dispostos em sete categorias, ditos “os sete pecados nas embalagens”, são:
1.Custo ambiental camuflado: se refere aos rótulos que destacam uma qualidade ambiental do produto para camuflar outras características insustentáveis que, juntas, têm um custo ambiental muito maior;
2.Falta de prova: analisa as declarações vagas nas embalagens dos produtos, como “ambientalmente correto”, que não especificam os fatos em que são baseadas;
3.Incerteza: se refere a expressões que provocam dúvida no consumidor, como o termo “material reciclado”, que não indica, exatamente, a porcentagem do produto que foi feita do reaproveitamento de materiais;
4.Culto a falsos rótulos: condena as embalagens que, a partir de palavras ou imagens, querem passar a falsa ideia de endosso de entidades de renome, como a FSC;
5.Irrelevância: se refere aos rótulos de produtos que indicam uma qualidade que, na verdade, possui benefício ambiental quase nulo;
6.Mentira: indica embalagens que contém declarações totalmente falsas e
7.Menos pior: se refere a produtos que, por mais que tenham qualidades ambientais, só trazem malefícios para o consumidor e para o meio ambiente, como o cigarro orgânico. 
No Brasil, o “pecado” mais presente nos rótulos dos produtos é o da Incerteza enquanto, nos demais países, o pecado do Custo ambiental camuflado é mais frequente. 
Fontes: Mônica Nunes e Débora Spitzcovsky. Planeta Sustentável Abril.

Profª. Drª. Arlete Eni Granero

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