Etapas do Planejamento de Marketing




No post anterior, esclarecemos que tanto Marketing quanto Planejamento de Marketing são conceitos que possuem diversas definições, algumas dessas mais completas e corretas. Hoje, mostrarem quais são as etapas que constituem um plano de marketing. Todas elas serão abordadas em profundidade em futuros posts.

Não há uma unanimidade com relação ao modelo ideal de plano de Marketing. Muitas vezes o número de etapas varia, algumas aparecem em ordens distintas, etc. Entretanto, mesmo analisando diferentes autores, é possível reparar alguns pontos em comuns e, portanto, imprescindíveis para o sucesso.


De acordo com Kotler (2000), essas seriam as etapas que deveriam ser seguidas: Missão do negócio, análise do ambiente externo (oportunidades e ameaças), análise do ambiente interno (pontos fortes e fraquezas), formulação de metas, formulação de estratégias, formulação de programas, implementação, feedback e controle.

Segundo Skacel (apud LAS CASAS, 2001), o desenvolvimento de plano de marketing deve conter seis etapas: prepare um plano, liste problemas e oportunidades, mencione objetivos específicos, desenvolva estratégias, estabeleça orçamentos, projete vendas e lucros.


Há outras fórmulas para criar-se um planejamento de marketing. Mas, a partir desses dois modelos já podemos tirar conclusões. Todo (bom) plano precisa começar por uma avaliação precisa da sua própria empresa, do seu negocio. Por isso, é essencial que saibamos qual a nossa missão dentro do mercado. Em seguida, precisamos compreender qual a nossa posição no mercado. Para isso, é necessário realizar pesquisas no ambiente interno e externo para realizar uma análise SWOT. Com esse diagnóstico pronto, elaboramos as metas e objetivos para o Marketing. Para alcançar esses objetivos, estratégias de marketing são formuladas, baseadas no chamado Marketing Mix (os 4 “P”). Com toda a estratégia devidamente preparada, parte-se para a implementação. Mas o planejamento não acaba aí: é necessário realizar um controle contínuo dos resultados, a fim de calcular lucros/prejuízos, reformular o plano (caso mostre-se necessário) e até já começar o um novo, para um próximo período.


O esqueleto do plano de marketing está pronto. Cada um dos conceitos que o compõe são complexos e serão discutidos com mais profundidade.

por Lucas Bastos






0 comentários:

Postar um comentário