O que é Macroambiente de Marketing?



   John Donne, poeta inglês do século XVI, é autor da célebre frase: “Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada homem é parte do continente, parte do todo”. O mesmo acontece com as empresas: qualquer uma, seja qual for o seu setor, só pode entender corretamente qual sua situação no mercado se analisar fatores externos e internos.

   Segundo Kotler, o Macroambiente compreende “as forças sociais maiores que afetam o microambiente” (1993). Essas forças, segundo Cobra (1988), são:

·        Demográficas e Econômicas: O crescimento da renda per capita da população em um determinado mercado, por exemplo, tem influência direta no poder de consumo dela;
·        Tecnológicas e ecológicas: As empresas tem que acompanhar os avanços tecnológicos para que seus produtos continuem modernos e úteis. Os fatores ecológicos também influenciam a Empresa, à medida que uma Indústria pode se beneficiar da vegetação local, etc;
·        Sociais e Culturais; Embora muitas empresas sejam nacionais ou até transnacionais, elas são influenciadas por aspectos culturais regionais. Dessa forma, muitas decisões têm de ser pensadas de forma Glocal, ou seja, contemplando toda a empresa, mas sem desrespeitar as especificidades locais;
·        Políticas e legais: A legislação de um estado ou de um país influencia diretamente uma empresa, à medida que podem dar incentivos ou podem restringir sua produção. Um exemplo disso são as empresas que buscam países com leis ambientais menos rídigas para poderem instalar suas fábricas.

   Todos esses fatores são incontroláveis: o máximo que a empresa pode fazer é lidar com eles, podendo até transformar essas ameaças em oportunidades.

  No próximo post, discutiremos as forças que agem no Microambiente. 

por Lucas Bastos




1 comentários:

victoriasalomao disse...

E ambiente de saúde nao tem ?

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