John Donne, poeta inglês do século XVI, é
autor da célebre frase: “Nenhum homem é uma ilha, sozinho em si mesmo; cada
homem é parte do continente, parte do todo”. O mesmo acontece com as empresas: qualquer
uma, seja qual for o seu setor, só pode entender corretamente qual sua situação
no mercado se analisar fatores externos e internos.
Segundo Kotler, o Macroambiente compreende “as forças
sociais maiores que afetam o microambiente” (1993). Essas forças, segundo Cobra (1988), são:
·
Demográficas e Econômicas: O crescimento da
renda per capita da população em um
determinado mercado, por exemplo, tem influência direta no poder de consumo
dela;
·
Tecnológicas e ecológicas: As empresas tem que
acompanhar os avanços tecnológicos para que seus produtos continuem modernos e
úteis. Os fatores ecológicos também influenciam a Empresa, à medida que uma
Indústria pode se beneficiar da vegetação local, etc;
·
Sociais e Culturais; Embora muitas empresas
sejam nacionais ou até transnacionais, elas são influenciadas por aspectos
culturais regionais. Dessa forma, muitas decisões têm de ser pensadas de forma
Glocal, ou seja, contemplando toda a empresa, mas sem desrespeitar as
especificidades locais;
·
Políticas e legais: A legislação de um estado ou
de um país influencia diretamente uma empresa, à medida que podem dar
incentivos ou podem restringir sua produção. Um exemplo disso são as empresas
que buscam países com leis ambientais menos rídigas para poderem instalar suas
fábricas.
Todos esses fatores são
incontroláveis: o máximo que a empresa pode fazer é lidar com eles, podendo até
transformar essas ameaças em oportunidades.
por Lucas Bastos
1 comentários:
E ambiente de saúde nao tem ?
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