O Microambiente de Marketing





   No último post, vimos o que é Macroambiente de Marketing e como ele afeta seu negócio. Hoje veremos o que é o Microambiente de Marketing.

   O Microambiente de Marketing é composto pelas “forças próximas à empresa que afetam sua habilidade de servir a seus consumidores” (Kotler, 1993, pág. 52). Segundo Cobra, essas forças são:

* Concorrência: Apesar de muitos considerarem que a presença de concorrentes é sempre maléfica para o seu negócio, já que empresas do mesmo ramo tendem a brigar pelo mesmo público, muitas vezes é essa concorrência que estimula uma empresa a aprimorar-se tecnologicamente ou mercadologicamente (por exemplo: ao buscar entender melhor seu consumidor para adquirir outra fatia do mercado);
* Fornecedores: É essencial que as empresas mantenham uma relação próxima com seus fornecedores, a fim de acompanhar o trabalho deles. Um exemplo são os restaurantes, que para servirem qualquer prato precisam de fornecedores de alimentos;
* Intermediários de Marketing (canais de distribuição): São quaisquer negócios, instituições, etc., que de alguma forma coloquem-se entre a empresa e o consumidor final de sua produção. Pode ser uma loja, um veículo que divulgue seus serviços, etc.;
* Público: É o mercado atingido pelo seu negócio. Esse público pode já consumir seu produto ou pode vir a ser consumidor dele. Independente disso, é necessário compreender suas aspirações, necessidades e desejos.

   Todos esses fatores são considerados “semi-controláveis”, pois a empresa tem alguma autonomia para lidar com eles. Ao contrário da economia de um país, por exemplo, o seu negócio tem poder para lidar com seus fornecedores, estabelecendo um contato próximo, até amigável. Ou, em caso de problemas, a empresa pode mudar de fornecedor. Outros fatores não são controláveis, como a concorrência, mas podem ser contornados com mais facilidade do que condições climáticas de um mercado específico, por exemplo.

   O caminho para compreender melhor esses fatores e saber como lidar com eles é através de pesquisas de marketing. Veremos no próximo post o que é esse conceito.

por Lucas Bastos

0 comentários:

Postar um comentário