Um profissional de Marketing que não entende a filosofia da empresa na qual está trabalhando corre o sério risco de não entender o que precisa fazer para alcançar os objetivos. Imaginemos que esse profissional seja contratado pelo Mc Donalds. Se ele considerar que a missão dessa empresa é vender hambúrgueres, ou pensar simplesmente que o objetivo é ser o melhor fast food do mundo, estará cometendo um grave erro. Vender hambúrgueres faz parte do serviço prestado pelo Mc Donalds, mas não é a missão a ser realizada pela empresa. Apenas para ilustrar o argumento, vamos ver qual é a missão oficial deles: “Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável”. A Visa, por exemplo, define seu negócio como “possibilitar aos consumidores trocar valores – trocar o seu dinheiro por virtualmente qualquer coisa, em qualquer lugar do mundo”.
Segundo Kotler (1993), “Uma organização existe para realizar alguma coisa”. Kotler também afirma: “Uma definição clara da missão atua como uma ‘mão invisível’ que guia as pessoas dentro da organização de forma que elas possam trabalhar para a realização dos objetivos organizacionais”. Portanto, a missão da empresa é essencial para coordenar as ações internas e externas, em prol de um objetivo. Retomando o exemplo da Visa, qualquer funcionário, desde um simples auxiliar de limpeza até o chefe do departamento de marketing, tem que saber o que a empresa se propõe a fazer. Se um deles pensar que a Visa é apenas uma empresa de cartão de crédito, não conseguirá direcionar corretamente seus esforços.
Concluindo: antes de traçar qualquer meta ou realizar qualquer pesquisa, é essencial entender onde você está trabalhando. Como disse Sun Tzu, há muitos séculos: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas”.
por Lucas Bastos
0 comentários:
Postar um comentário